Bikes compartilhadas

av-paulista-palhaco.png

Em maio do ano passado comentei via Twitter sobre um esquema bem interessante de aluguel de bikes, por estações, em Chicago, nos Estados Unidos.

Esta cidade é realmente referência no que se diz respeito a transporte. Há metros, trens, ônibus, taxis de monte, ciclovias e ciclofaixas.

Diferentes formas de ir e vir. E melhor ainda: com horário marcado. Sim! Abra o google maps, diga para onde quer ir e o sistema vai informar qual a forma mais rápida, informando o tempo exato de chegada.

Quando vi esta forma de Bike Sharing (compartilhamento de bicicletas), achei extremamente criativo, pois são diversas estações espalhadas pela cidade e você utiliza a vontade, pagando uma taxa mensal, muito barata.

No último feriadão estive no Rio de Janeiro e me deparei com as Bikes do Itaú. Mesmo conceito e mesmo estilo do que vi em Chicago.Conversando com um funcionário descobri que a empresa responsável está com planos de expandir a atuação para diversas grandes cidades e São Paulo é a próxima na lista.Muito bacana ver algo funcionar com uma ótima qualidade. Baixei o aplicativo para iPhone, coloquei meu cartão de crédito, comprei o passe mensal por R$ 10,00. Com isto, o uso era ilimitado, apenas tinha uma restrição de aguardar 15 minutos após 1 hora de uso.

Aplicativo mega simples, mostrando onde era a estação mais próxima e quantas bikes livres. Consegui pegar e devolver, tudo via iPhone, sem qualquer tipo de problema. Para quem não tem smartphone é possível contratar o serviço via ligação de qualquer celular.

O mais interessante é como estamos, cada vez mais, buscando melhorar a nossa mobilidade com qualidade de vida. Aqui no Brasil, ao menos em São Paulo, o suporte para ciclistas ou novas formas de locomoção é extremamente precário, mas aos poucos (beeeemmmm aos poucos), chegaremos lá! (ao menos espero).

Marcio Cantelli

Expert in consumer behavior, eternally in beta mode and always curious about what’s next.

Straight to the point without marketing fluff words: You need customers for your company and someone that brings you fresh insights to retain them. Bottom line, that’s what I do.

Previous
Previous

Bonequinha enforcada. Que dó!

Next
Next

Power to the people!