Precisa vender? Inovação vende!

marcio-cantelli-consumo-inovacao-workshop-microsoft-startup-702x258.jpg

Estamos entrando em um ano muito complicado para o Brasil. 2015, vai ser o ano de quem se movimentar mais rápido, buscar reduzir custos e gastos dos seus clientes através de soluções. Por que eu devo comprar ou contratar? Esta será a pergunta da vez. Mais do que nunca.

O que você vai fazer com isto? O que você tem a oferecer para o seu cliente? Uma empresa precisa vender, certo? Então, como aumentar suas vendas em um ano complicado como este que vamos enfrentar?

Quando falamos em vendas, o foco não deve estar totalmente no lucro financeiro. O foco deve estar também nas pessoas, pois afinal, uma empresa existe para permitir algo a ser feito. Pensar no ALGO A SER FEITO potencializa a sua marca, o que aumenta o seu valor e facilita a venda.

Pense bem. Pense nas entrelinhas dos serviços e nos produtos que você compra. Por que comprar um jornal impresso, por exemplo? O que ele permite as pessoas a fazer?

Um jornal, permite, por exemplo:

  1. Um lugarzinho para o seu cão ou gato fazer o pipi house.

  2. Que eu me esconda, no transporte público de outras pessoas.

  3. Que eu me sinta inteligente ao desfilar com o caderno de economia.

Por que eu compro um iPhone 6 e vou continuar comprando até o iPhone 99?

  1. Para mostrar que sou "cool" e estou dentro da "modinha".

  2. Para otimizar o meu tempo de trabalho.

  3. Para mostrar que tenho dinheiro.

  4. Para interagir com meus amigos e familiares.

Quer mais um exemplo? Veja esta loja americana, chamada Lefty's - The left hand store. Totalmente criada com foco em oferecer produtos para quem é canhoto. Só quem utiliza a mão esquerda sabe das dificuldades enfrentadas em algumas atividades "simples" para destros.

Outro exemplo? Borough Market - Londres. É um mercado com diversos comes, bebes e produtos naturais a venda. Há várias barracas que vendem queijos e pães. Um deles, inovou e criou um serviço diferente para se destacar.

Quem não gosta daquele pedaço de queijo torradinho para comer com pão ou mesmo puro? É isto que eles entregam através de uma ideia simples e fácil de ser feita. Colocaram uma chapa quente sobre o queijo que desce conforme os cortes (muito comum encontrar um destes na Europa em geral).

Conheça também a Oscar. Uma seguradora americana que tem como conceito muito forte aliar a tecnologia a um excelente atendimento.

Atrelado ao seu propósito e razão de existir, incentivam a prática de atividade física premiando seus clientes com brindes e vouchers a cada 10 mil passos. Uma das promessas é dar desconto de até US$ 240 por ano. Sempre pensando em estar próximo e lado a lado através de apps e mobile:

Pensar no propósito da sua empresa, com objetivo de garantir que algo seja feito para a pessoa do outro lado (não um número, "target", "prospect" ou bla bla bla qualquer que seja o termo) ajuda a aumentar o engajamento das pessoas e entender realmente o significado do que você tem a oferecer.

Inovar está totalmente ligado ao propósito e ajuda a aumentar as vendas. Pense primeiro no "Por que faço o que faço?", depois no "Como eu faço?" e por último de tudo "O que eu faço".

As pessoas lembram o que sentem e não do blá! Ter um propósito vende e engaja. Descubra o seu real motivo de existência ao entender o porquê você faz o que faz. Com isto em mãos, CORRA ATRÁS! Fique em cima e acompanhe.

Marcio Cantelli

Expert in consumer behavior, eternally in beta mode and always curious about what’s next.

Straight to the point without marketing fluff words: You need customers for your company and someone that brings you fresh insights to retain them. Bottom line, that’s what I do.

Previous
Previous

Tudo novo, de novo

Next
Next

1993 - Cobertura exclusiva!